terça-feira, 18 de novembro de 2014

PERIQUITO-REI


PERIQUITO-REI
(Aratinga aurea)

CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittaciformes
Espécie: E. aurea

O Periquito-rei (Aratinga aurea) é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae, família dos periquitos, araras, papagaios e jandaias. É também conhecido como cabeça-de-coco, periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, coquinho-de-ouro, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela (Amapá).
É comum em cativeiros por ser facilmente domesticado, também é um dos representantes mais numerosos de sua família no Brasil.

CARACTERÍSTICAS

Mede cerca de 27 centímetros e pesa 84 gramas. Cabeça verde com uma faixa dianteira cor de pêssego, face azulada, ventre verde-amarelo . Com a região ao redor dos olhos, laranja nos adultos e cinzentos nos juvenis.

ALIMENTAÇÃO

Utiliza o bico como um terceiro pé, e usa as patas para segurar a comida. Gosta de comer sementes e  polpa de caju. Procura por manguezais, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Aprecia muito os mulungús (Erythrina sp).


REPRODUÇÃO

O período reprodutivo ocorre de setembro a dezembro. Para nidificar utiliza troncos ocos de palmeiras ou de outras árvores, porém é comum reproduzir em buracos de rochas erodidas, ou até mesmo em barrancos ou cupinzeiros. Esses cupinzeiros geralmente tem forma circular e são encontrados em árvores do cerrado, entre 1,5 e 5,0 metros de altura. Cava um túnel vertical na parte inferior do cupinzeiro e abre uma câmara de postura em seu terço superior. A parte não escavada continua ocupada pelos cupins que selam as galerias expostas.
A postura é de três ovos. Os filhotes são alimentados com frutos e sementes, triturados e regurgitados pelos pais.


HÁBITOS

Presente em grande variedade de habitats, especialmente no cerrado, mata secundária, campos de cultura, buritizais e até em manguezais. Em alguns lugares é considerada praga nas plantações.
Vive em casal, tendo comportamento monogâmico.  

Desloca-se velozmente e podem ser vistos  em bandos.

É comum em cativeiros por ser facilmente domesticado, também é um dos representantes mais numerosos de sua família no Brasil.


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Maior concentração  nas margens  do rio Amazonas até o Paraná. Encontrado também desde as Guianas até o leste da Bolívia, extremo leste do Peru e norte da Argentina.


CRÉDITOS DA FOTO

Geoposicionamento: Latitude: -19.4553780  Longitude: -44.2385440  Elevação: 781.18 m
Fotógrafo: Alex Christian Ramos de Oliveira 



REFERÊNCIAS

MYGEOPOSITION. Disponivel em: http://mygeoposition.com/. Acesso: Novembro de 2014.

WIKAVES, Periquito-rei. Disponivel em: http://www.wikiaves.com.br/periquito-rei. Acesso em Novembro de 2014.

AVESDEFRANÇA, Periquito-rei. Disponível em: http://avesdefranca.wordpress.com/2012/10/05/periquito-rei-aratinga-aurea/. Acesso em:  Novembro de 2014.














2 comentários:

  1. Eles podem reproduzir fora de época? Por exemplo sem ser de setembro a dezembro?

    ResponderExcluir
  2. Os periquitos reproduzem fora de época também? Sem ser de setembro a dezembro?

    ResponderExcluir