terça-feira, 18 de novembro de 2014

BEM-TE-VI


BEM-TE-VI
(Pitangus sulphuratus)


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Tyrannoidea 
Família: Tyrannidae 
Subfamília: Tyranninae 
Espécie: P. sulphuratus

Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro, é provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas.


CARACTERÍSTICAS

Ave de médio porte, o bem-te-vi mede entre de 20,5 e 25 centímetros de comprimento e aproximadamente 60 gramas. Tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações.
O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem onomatopeica.



ALIMENTAÇÃO

Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade e até mesmo pequenos roedores. Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o voo.
Devido ao seu regime alimentar generalista,  contribui para o controle de pragas de insetos, inclusive cupins urbanos.


REPRODUÇÃO

Faz ninho grande e esférico, com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas, com entrada lateral; porém, já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta.
Pode utilizar para construir o seu ninho, sobretudo em zonas urbanas, material de origem humana, como papel, plástico e fios.
Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas. Existem muitos registros de nidificação em cavidades de árvores, rochas e estruturas artificiais.


HÁBITOS

É agressivo, ameaça até gaviões e urubus quando esses se aproximam de seu “território”. Costuma pousar em lugares salientes como postes e topos de árvores. Pode ser visto facilmente cantando em telhados ou banhando-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas, demonstrando grande capacidade de adaptação. É um dos primeiros a cantar ao amanhecer. Anda geralmente sozinho, mas pode ser visto em grupos.



DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

É ave típica da América Latina, com uma distribuição geográfica que se estende predominantemente do sul do México à Argentina, em uma área estimada em 16.000.000 km².
Entretanto, pode também ser encontrado no sul do Texas e na ilha de Trinidad. Foi introduzido nas Bermudas em 1957, importado de Trinidad, e na década de 1970 em Tobago. Nas Bermudas, é a terceira espécie de ave mais comum, podendo atingir densidades populacionais de 8 a 10 pares por hectare.


CRÉDITOS DA FOTO
Geolocalização: Latitude: -19.4600180      Longitude: -44.2471730      Elevação:770.34m
Fotógrafo: Alex Christian Ramos de Oliveira



REFERÊNCIAS

MYGEOPOSITION. Disponivel em: http://mygeoposition.com/. Acesso: Novembro de 2014.

SAUDE ANIMAL, Fauna Brasileira, Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/bemtevi.htm. Acesso em: Novembro 2014.

WIKAVES, Bem-te-vi.  Disponível em. : http://www.wikiaves.com.br/bem-te-vi. Acesso em: Novembro de 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário