terça-feira, 18 de novembro de 2014

FOGO-APAGOU


FOGO-APAGOU
(Columbina squammata)


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae 
Espécie: C. squammata

O nome popular fogo-apagou é sem dúvida a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”.
Recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, Felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-Deus. No interior dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus).


CARACTERÍSTICAS

A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona camuflagem. A cor de base é o bege. Quando está voando é possível ver uma faixa branca na base da asa, seguida pela faixa branca da lateral da cauda. Mede cerca de 19 centímetros.


ALIMENTAÇÃO

Alimenta-se no chão, andando com a barriga quase arrastando no solo. Quando assustada, voa bruscamente para árvores próximas. A árvore  Crindiuva (Trema micrantha) dá um dos frutos prediletos dessa espécie.
Alimentam os filhotes com uma mistura de sementes regurgitadas e um líquido branco, produzido por glândulas no esôfago. 


REPRODUÇÃO

Faz ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente a 1 ou 2 metros de altura, às vezes também no chão. Põe 2 ovos brancos.


HÁBITOS

A fogo-apagou é uma rolinha de hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas  matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça voo, lembrando um gemido.

 No Sudeste é tida como espécie arisca, sendo muito mais ouvida do que vista em cidades como Campinas ou Ribeirão Preto, mas é curioso notar que em Brasília ou Goiânia a fogo-apagou aproxima-se muito mais das pessoas, ciscando nas calçadas da mesma forma que a rolinha-roxa (Columbina talpacoti).

Ornitólogos e observadores de aves do estado de São Paulo vêm relatando um certo declínio nas populações desta espécie. Muitos atribuem este declínio à competição com a pomba-de-bando (Zenaida auriculata), que vem aumentando sua distribuição e abundância.


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Presente nas regiões Nordeste, Centro-oeste e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Encontrada também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina.


CRÉDITOS DA FOTO
Geoposicionamento: Latitude: -19.4549670   Longitude: -44.2327230   Elevação: 774.25 m
Fotógrafo: Alex Christian Ramos de Oliveira 


REFERÊNCIAS

MYGEOPOSITION. Disponivel em: http://mygeoposition.com/. Acesso: novembro de 2014.

WIKAVES, Fogo-apagou. Disponivel em: http://www.wikiaves.com.br/fogo-apagou.  Acesso em novembro de 2014.

AVE DOMÉSTICA, Fogo-apagou, Disponível em: http://www.avedomestica.com.br/cocad/index.php?option=com_content&view=article&id=2791:fogo-apagou-rolinha-cascavel&catid=182:avesdobrasil&Itemid=65. Acesso em: Novembro 2014.









Nenhum comentário:

Postar um comentário